O sucesso da terapia com implantes

Caro paciente, a cada dia os implantes vêm se tornando uma melhor alternativa de tratamento para perda dentária promovendo uma melhoria da qualidade de vida de inúmeras pessoas. Se você acha que poderia ser um candidato à terapia com implantes, consulte hoje mesmo seu dentista! 

DO QUE SÃO FEITOS OS IMPLANTES? 

“Os implantes dentários são feitos de titânio, um metal altamente biocompatível que não causa danos ao organismo” 

Quais são os benefícios dos implantes Dentários? 

  • Devolver a beleza do seu sorriso 
  • Proporcionar uma mastigação segura e estável 
  • Melhorar a fixação de dentaduras 
  • Eliminar o desconforto das pontes móveis  
  • Manter a harmonia facial 

HÁ RISCOS DE REJEIÇÃO?

Não. Rejeição é um processo que só acontece em casos de transplantes de órgãos e tecidos (rim, coração, etc) quando o organismo reage identificando aquele órgão como corpo estranho. 

Com os implantes dentários isso não acontece, pois, o metal utilizado para sua fabricação é inerte, ou seja, ele é compatível com o organismo. Quando o implante é colocado ocorre uma integração do metal com o osso. A essa integração damos o nome de Osseointegração. Em casos onde há a perda ou insucesso de um implante o que acontece é uma não osseointegração. 

SOU UM CANDIDATO IDEAL PARA COLOCAÇÃO DE IMPLANTES?

Os implantes dentários podem ser indicados para a maioria das pessoas que necessitem repor dentes perdidos, inclusive para aquelas que já utilizam próteses e estão insatisfeitas. No entanto, somente o seu dentista poderá dizer após uma cuidadosa avaliação e realização de exames específicos (exame de sangue, radiografias, modelos de estudo em gesso, entre outros), se você é um candidato ao tratamento com implantes. 

QUAIS SÃO AS CONTRAINDICAÇÕES PARA COLOCAÇÃO DE IMPLANTES DENTÁRIOS?

Os implantes dentários estão contraindicados para pacientes: 

  • Fumantes em geral e dependentes químicos. Esses fatos prejudicam a saúde do osso e gengiva ao redor dos implantes podendo levar à perda desse implante. 
  • Menores de 15 nos ou que ainda não terminaram seu desenvolvimento ósseo 
  • Diabéticos descompensados 
  • Em tratamentos radioterápico ou quimioterápico. Após o término do tratamento, a colocação de implantes poderá ser feita mediante autorização do médico 
  • Que apresentam doenças sistêmicas que dificultam a coagulação e cicatrização, como por exemplo, descraseias sanguíneas 
  • Gestantes 

QUAIS OS TIPOS DE PRÓTESES QUE PODEM SER CONFECCIONADAS SOBRE OS IMPLANTES?

Podem ser confeccionadas próteses fixas unitárias, múltiplas e mesmo a reconstrução total da arcada fixada sobre os implantes. Há casos em que se confeccionam as overdentures, que são dentaduras que se prendem em pelo menos dois implantes eliminando a instabilidade das dentaduras convencionais. O cirurgião dentista determinará qual tipo de prótese será mais adequada, considerando as condições gerais e a necessidade de tratamento individuais do paciente.   

COMO É O TRATAMENTO COM IMPLANTES:

Inicialmente o cirurgião dentista irá avaliar o caso e verificar se há a possibilidade de se realizar o tratamento. Há casos em que é necessário se fazer uma cirurgia para colocação de enxerto ósseo previamente à colocação do implante. 

A cirurgia para colocação do implante é realizada sob anestesia local no consultório ou sob anestesia geral em ambiente hospitalar. Por isso o tratamento é doloroso. Após a cirurgia, o profissional orientara sobre os cuidados pós-operatórios e a medicação necessária para minimizar os desconfortos desta fase. De uma a duas semanas após a cirurgia, os pontos são removidos e o paciente entra na fase de espera para que ocorra a osseointegração do implante com o osso. Esta fase perdura por 3 a 6 meses. Após esse tempo, é fixada uma prótese sobre o implante que fará o papel da coroa do dente. Em alguns casos específicos, é possível a colocação da prótese no ato da cirurgia (carga imediata). 

Ao final do tratamento, consultas periódicas ao dentista bem como uma boa higienização oral são indispensáveis para o sucesso ao longo prazo dos implantes. 

O QUE É ENXERTO ÓSSEO?

A ausência de dentes por muitos anos leva à reabsorção do osso que os sustentava, impossibilitando em muitos casos a instalação de implantes. Enxertos é a colocação de osso nessas áreas que não possuem quantidade de osso suficiente para receber um implante. 

QUAL É O CUSTO DO TRATAMENTO? 

o custo do tratamento dependerá do número de implantes necessários, do tipo de prótese a ser instalada, da dificuldade do caso e da quantidade de procedimentos a ser realizadas. Hoje em dia, diferentes de tempos atrás, há no mercado produtos nacionais de excelente qualidade e bem mais acessíveis do que os importados. 

QUAL O ÍNDICE DE SUCESSO DOS IMPLANTES? 

Atualmente, o índice de sucesso dos implantes dentários está acima de 98%. Eventuais perdas podem ocorrer devido a infecções antes do tempo devido de espera, quando não são respeitadas as contra-indicações e principalmente devido à má higiene bucal. Entretanto, isso pode ser evitado, na maioria das vezes, por meio do correto planejamento do caso pelo profissional e da colaboração do paciente devido à higiene diária e ao comparecimento às consultas de manutenção. Se ocorrer a falha, o fator causal deve ser corrigido e o implante pode ser substituído por outro. Normalmente, isto resolve o problema. 

CUIDADOS DE MANUTENÇÃO E HIGIENE DOS IMPLANTES DENTÁRIOS

As próteses sobre implantes devem ser tratadas da mesma maneira que os dentes naturais. Escove-as e use o fio dental conforme recomentado pelo seu cirurgião dentista. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de escovas especiais e passadores de fio dental para facilitar a higienização. É muito importante visitar seu dentista a cada seis meses para manutenção dos implantes, possibilitando assim o controle e a longevidade do tratamento. 

IMPLANTES DENTÁRIOS

Constituem a opção mais segura e duradoura de tratamento para reposição de dentes perdidos, pois se assemelham muito ao dente natural. São pequenos parafusos que têm como finalidade repor a raiz de um dente perdido. 

As raízes dentárias são sustentadas pelo osso maxilar. Quando se perde um ou mais dentes, este osso perde sua função e é reabsorvido pelo organismo alterando toda a estrutura da face. Os implantes dentários são os únicos que agem como raízes evitando que essa reabsorção ocorra. Dessa maneira, os implantes também podem funcionar como retenção para as dentaduras que não se adaptam bem à sua boca. 

 Além disso, promovem uma melhora da qualidade de vida devolvendo a aparência do seu sorriso, proporcionando segurança e conforto durante a mastigação e a fala, eliminando, assim, muitas inseguranças associadas às dentaduras e pontes móveis.